Novo Endereço do Blog Cantinho Alternativo



Atenção


O blog Cantinho Lúdico mudou de endereço, acesse e confira:


http://cantinholudicodagreice.blogspot.com.br/



2 de dez de 2007

Projeto

OLA!!!

AQUI VAI O PROJETO QUE TRABALHAREI NESSE PRIMEIRO TRIMESTRE:
PROJETO INTERDICIPLINAR
1° TRIMESTRE DE 2007.
1.IDENTIFICAÇÃO:
SÉRIE: 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TOTAL DE ALUNOS: 18.
DOCENTE: GREICE P. Z. DE AMORIM.
2.TEMA:
A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDISAGEM DA CRIANÇA.
3.SUBTEMAS:
Família


Escola
Criança
4.JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.

O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
5. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ØValorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
ØPromover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
ØRessaltar a importância da afetividade na escola e na família;
ØTrabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
ØOrientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
ØAdotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
ØAprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros

7.DESENVOLVIMENTO:
ØConversação;
ØFilmes;
ØCantigas de roda
ØHistórias;
ØMúsicas;
ØContos;
ØPasseio na casa dos alunos;
ØPromover jogos;
ØPiquenique;
ØConversação sobre a família;
ØOrigem do nome;
ØÁlbum do nome;
ØPesquisa da família montando a árvore geanológica;
ØTrazer fotografias da família;
ØMural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
ØAjudante do dia;
ØCorpo humano;
ØCuidado com as coisas alheias.

7.1- Metodologia:
ØAdaptar filmes sobre a família;
ØTrabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
ØDiscutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
ØFazer mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
ØTrabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
ØTrabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.























7.2- CONTEÚDOS:
ØLinguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
ØLógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas
ØHistória e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
ØCiências; higiene e corpo humano;
ØEnsino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo.


8.ATIVIDADES:
ØReleitura de filme sobre a família;
ØUtilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
ØTrabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
ØPedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
ØRecorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
ØPartindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
ØTrabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.

9.AVALIAÇÃO:












Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
10. CRONOGRAMA:
Será desenvolvidos nos meses, de março, abril e maio.








2 comentários:

Cybele Meyer disse...

Olá greice, tudo bem?
Estou novamente aqui no seu espaço.
Vou compartilhar este projeto para os professores em meu blog, ok!
Coloquei um link no seu nome para o seu Cantinho Lúdico.
Apareça lá para me visitar.
bjs e sucesso
Cybele Meyer

bete disse...

Ei algum estupido colocou uma foto pornografica no seu site, este tipo de gente não tem o que fazer.
Mas n~~ao desanime, pois o seu site é muito lindo! O trabalho é maravilhoso. E é através da educação que o mundo se transformará. O coitado que colocou esta foto é digno de pena.

Visitas:

Seguidores

Política de privacidade

Este blog pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador. Os cookies que são utilizados neste site podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador.