Novo Endereço do Blog Cantinho Alternativo



Atenção


O blog Cantinho Lúdico mudou de endereço, acesse e confira:


http://cantinholudicodagreice.blogspot.com.br/



3 de jan de 2010

Como Construir Um Projeto de Trabalho I



Olá amigos, com o fim do ano letivo estamos agora usufruindo do nosso merecido descanso, para quem mesmo nas férias gosta de estar lendo, buscando..., e enfim não consegue nem querendo "se desligar" deixo uma matéria muito interessante sobre a criação e desenvolvimento de projetos de trabalho. Nele a Revista Guia Prático Para Professores de Ed. Infantil com a colaboração da Consultora educacional Célia Godoy traçam um roteiro para construirmos projetos de trabalho sem medo de errar.
Pergunta ao professor:

Você desenvolve projeto de trabalho com seus alunos? Possivelmente a resposta é positiva, mais aí surge uma outra pergunta: esses projetos estão alinhados a uma pedagogia de projetos? e é então que a questão fica um pouco mais nebulosa.

"Uma coisa é o professor montar projetos de trabalho a partir de temas que ele
ou a escola acham interessantes (Copa do mundo, por exemplo), sem a participação
das crianças. A outra é construir um projeto de trabalho a partir de
uma necessidade da turma previamente diagnosticada, de forma a lançar desafios
para toda a comunidade escolar e edificar valores." Célia Godoy

Segundo ela , apenas essa segunda estratégia está de acordo com a pedagogia de projetos, que pressupõe uma mudança de postura do professor e uma rotina de escuta bastante séria, pois é ouvindo as crianças e suas famílias que os problemas são identificados, dando origem aos projetos de trabalhos. "É importante saber que os projetos nascem dentro das pessoas e não fora delas. Há escolas que traçam objetivos para os alunos alcançarem, quando na verdade isso deve ser compartilhado. Ao professor cabe o papel de mediador do processo de aprendizagem", afirma.

Primeiro passo: O Diagnóstico

Na pedagogia de projetos, nenhum projeto de trabalho pode ser definido sem antes ouvir os alunos e seus familiares. Sondar, investigar, conversar são algumas das ações obrigatórias desse processo, para, assim, poder levantar as necessidades do grupo. "O primeiro passo de qualquer projeto de trabalho precisa ser o diagnóstico situacional, que irá apontar os conflitos, os problemas ou as demandas educacionais das crianças, e isso pode ser feito logo nos primeiros dias de aula, pelo professor", explica Célia Godoy. Em seguida ela dá algumas orientações para você fazer um bom diagnóstico da turma:

1- Ao elaborar e ampliar o diagnóstico, é necessário tabular as respostas e a partir daí utilizá-las para escolher o tema a ser trabalhado

. É importante avaliar a vontade da criança à necessidade detectada pelo educador
. Por meio da tabulação dês dados podemos:
· Identificar medos, ansiedades, conflitos, dúvidas e inquietações dos educando e dos pais;
· Entender as relações existentes entre alunos e a escola;
· Valorizar o ser humano com o qual se trabalha;
· Praticar o exercício democrático;
· Envolver pais e crianças na concepção da pedagogia de projetos;
· Fortalecer a autoestima do aluno.

2- Aproveite a primeira reunião do ano com os pais e, na ocasião, peça que preencham um rápido questionário.
. Comunique-os sobre o propósito dessas perguntas e avise que você está coletando temas para a construção de um projeto de trabalho
. Quais valores a família procura desenvolver com os filhos em casa?
De que forma a criança colabora com as tarefas cotidianas na da casa (molha a planta, tira os pratos da mesa etc)?
Que tipo de lazer a família costuma programar com os f
ilhos?

3- Com as crianças procure saber:
O que ela mais gosta na ?
O que ela gostaria de mudar?
O que ela mais gosta de fazer?
E de assistir na TV?

4- Aproveite o primeiro mês de aula para investigar as crianças e seus pais (e as relações entre eles) de forma a traçar um perfil da turma que está com você no novo ano letivo. Na escola, apure a sua escuta para os comentários dos alunos e fique sempre ligado ao que acontece fora dos muros da escola que pode afetar as crianças.

Continua...

Fonte:Revista Guia Prático Para Professores de Ed. Infantil - Ano 7 - N° 83. Editora Lua.

"Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados."
(1 João 4:10)

3 comentários:

Maria Helena disse...

Olá, adorei teu trabalho, parabéns e um Feliz 2010.

tia drica disse...

adorei seu blog é muito criativo tenho uma vontade muito grande de fazer pedagogia pois adoro crianças atualmente trabalho com um grupo pequeno de crianças na minha igreja (evangelica quadrangular) mas este ano não posso fazer porque tenho um bebe pequeno tem algum curso que posso fazer pela internet? sabe me indica um? se poder me ajuda ficarei muito feliz há continue assim você vai longe beijos .

Márcia disse...

Olá!!!Muito positivo ter pessoas que acrescentam em nossas vidas "parabéns adorei" , as informações. Preciso de um projeto para trabalhar com crianças de 1 ano a 2 anos pode me ajudar? Bjooo
marciaantonias@hotmail.com

Visitas:

Seguidores

Política de privacidade

Este blog pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador. Os cookies que são utilizados neste site podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador.